Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História / História da Câmara

Câmara Municipal de Rio das Flôres

por adm última modificação 28/02/2024 17h09

O atual prédio da Câmara Municipal foi construído entre 1896 a 1898, pela municipalidade. Em estilo eclético é fortemente influenciado pelo neoclássico, estilo que antecede o ecletismo, tão em moda no final do século XIX. A imponente construção manteve quase que intacta, até os dias de hoje, a estrutura original da época se sua edificação, bem como o material empregado na obra, como por exemplo, telhas importadas de Marselha (França), assoalho de pinho-de-riga e pintura externa em faux marbre ( sem dúvida nenhuma feita por artista italiano). O prédio de dois pavimentos é marcado por simetria perfeita com platibanda nas fachadas, marcações em massa nos cunhais, sobre vergas, cimalhas, capitéis e etc. O vão central da fachada destaca-se. Possui janelas e porta principal em arco pleno, no pavimento inferior, e sacadas com balaústres em massa, com janelas em verga reta no superior. Salvo a porta e as janelas da entrada, as demais são em verga reta no superior simples de dois vidros. Aspectos Históricos Este prédio foi construído para ser a sede da Câmara Municipal, quando na época o executivo e legislativo eram juntos. Menor, mas não menos imponente do que o seu vizinho Fórum, a construção foi iniciada em 1896 e terminada em 1898, sob projeto do arquiteto francês “Beigerot”, cujo traçado também segue as linhas arquitetônicas do ecletismo. Quase que intacto que este prédio sofreu pouca intervenção, apenas no despojamento do mobiliário original, quase nada mais restando, e da decoração mais restando, e a decoração do salão nobre, que inicialmente era todo revestido em papel de parede com motivos florais.

CMRF_aerea